Criação de conteúdo: como tudo começou

Há mais de um ano, decidi começar a escrever de forma regular na maior rede profissional do mundo, o Linkedin, aproveitando a mentoria que fiz com a Karla Consulting, há três anos atrás. Por todo o lado no mundo digital ouvia estas palavras: “o Conteúdo é Rei”. Será que era? Estava disposta a tentar a minha sorte, sem muitos recursos e apenas com uma boa dose de esperança.

Não custava quase nada.

Linkedin: o sítio perfeito para criação de conteúdo

Na versão gratuita, o Linkedin permite publicar de forma regular para milhares de pessoas, sem que isso implique qualquer custo a nível de anúncios. Isto é uma enorme mais-valia em relação às outras plataforma Meta (Facebook e Instagram) onde se tornou quase escandaloso aquilo que se paga por um simples anúncio.

Por outro lado, o algoritmo do Linkedin é fantástico, permitindo com que as nossas publicações cheguem a um grande número de pessoas, de forma totalmente orgânica. Ou seja, nesta rede temos o melhor dos dois mundos: por um lado, uma ampla margem para escrever e, por outro, publicar e ser lido sem a muleta dos anúncios.

Com isto em mente, comecei a minha jornada de criação de conteúdo no Linkedin. O meu propósito: atrair Leads!

Criar conteúdo de forma regular

Ao início, confesso, não tinha uma grande estratégia. Fui testando a rede e a reação das pessoas, tentando entender como é que o Linkedin entregava o meu conteúdo aos outros. E, como muitos amadores era eu que me ajustava à rede: ou seja, procurava escrever sobre aqueles temas que eu já sabia que iriam causar envolvência e reatividade.

Esta realidade mudou quando, no final de 2023, criei a minha marca de escrita “Pássaro Amarelo” e passei a ter necessidade de dar a conhecer os meus serviços de escrita, às pessoas que me seguiam na rede. O discurso teve de mudar; assim, tendo criado uma marca pessoal que pretendia ajudar as pessoas com a comunicação escrita nas suas vidas e nos seus negócios (e que tinha um propósito social) tornava-se necessário expor-me muito mais.

Torna a tua comunicação humana e única

Mas como? Muito simples. Apresentar-me. Envolver as pessoas no propósito de criação “Pássaro Amarelo”, contar-lhes a minha história de vida, as minhas perdas e as minhas vitórias, as minhas alegrias e infelicidades. A par disso, comecei a publicar conteúdo sobre os serviços agora disponíveis no meu website: escrita de memórias, copywriting, escrita para parcerias, storytelling e todo o tipo de comunicação para negócios, tendo a humanização como ponto de partida. Era impossível continuar a trabalhar sem atender a esta parte.

Para além disso, a marca era e é trilíngue: ou seja, decidi aproveitar as minhas outras experiências profissionais em mercados internacionais, para oferecer os meus serviços de escrita em português, inglês e alemão. A “Pássaro Amarelo” é uma marca que criei com muito carinho e, por isso mesmo, exigia-se um especial cuidado na sua comunicação.

Tornou-se assim necessário dá-la a conhecer no Linkedin, através da publicação de conteúdo regular. Aos poucos, com disciplina e trabalho, comecei a ver os primeiros resultados.

Os primeiros resultados

Foram precisos, aproximadamente sete meses, para receber o primeiro pedido de um cliente, através do Linkedin, interessado numa mentoria em escrita.

Nem queria acreditar quando esse momento chegou! A minha primeira Lead!

O Paulo (nome fictício) era psicólogo e seguia-me de forma silenciosa na rede. Estava atento ao conteúdo que ia publicando com muita frequência (três ou quatro vezes por semana) e, num dia de verão, decidiu enviar-me uma mensagem: “Inês, queria fazer uma mentoria de escrita consigo”. Respondi imediatamente e agendámos um dia e hora: estava deslumbrada com este resultado!

Este deslumbramento explica-se, em grande medida, porque é ainda muito difícil acreditar que a criação de conteúdo seja fundamental para atrair Leads. A ideia da eficácia dos anúncios está tão inculcada na nossa forma de estar e de pensar (“somos vistos quando pagamos”) que quase não acreditamos que ainda é pelo bom conteúdo que somos lidos. E que, por conseguinte, fazemos negócio.

A fidelização do cliente

A mentoria com o Paulo correu muito bem. Curiosamente, analisámos mais o seu posicionamento na área da escrita (as plataformas onde ele publicava textos de forma regular, a sua presença no Linkedin, como e onde deveria crescer como escritor), do que propriamente técnicas de escrita.

Como quase tudo na vida, temos de ter uma visão holística onde nos encontramos.

Mais do que mudar de rumo ou de ação é tão ou mais importante definir um plano a curto e a médio prazo que nos permita crescer e ir lidando com os desafios à medida que evoluímos, enquanto pessoas e profissionais. Com o Paulo foi precisamente isso que sucedeu; percebi, ao longo da nossa conversa, que o grande foco dele era retirar mais rendimento a partir da escrita, à medida que ia dominando novas técnicas de copywriting.

Conclusões sobre a mentoria

No final da nossa sessão, o Paulo mostrou grande interesse em continuar com a mentoria nos meses seguintes. Disse-me: tinha adquirido uma nova perspectiva sobre a escrita e queria continuar a aprender comigo. Fiquei deslumbrada, uma segunda vez!

Desta forma, retirei assim a conclusão, desta minha experiência, que não só o conteúdo era rei, porque realmente atraía novos contatos para a minha rede, como era esse mesmo conteúdo que permitia fidelizar as pessoas à minha marca.

Não há nada mais valioso do que isto!

Por tudo isto: num mundo cada vez mais desligado de princípios de lealdade seja ao que for e a quem for, esta fidelização simplesmente não tem valor. Uma marca pessoal continua, sim, a ter peso pelo valor pessoalíssimo que entrega às pessoas. Ela é insubstituível, porque não há dois seres humanos iguais.

A criação de conteúdo é Rei

Este é o poder da escrita. E eu não poderia deixar de dedicar estas palavras a como tudo começou na minha vida, em relação ao poder enorme que reside na criação de conteúdo. Sim, criar conteúdo é fundamental para atrair e fidelizar as pessoas que estão contigo na tua vida e no teu negócio!

Por isso, por favor: cria conteúdo!

E já agora, se queres saber mais sobre os serviços da Pássaro Amarelo e como te podemos ajudar, clica aqui!

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo” (Saramago)

Sabe mais acerca dos serviços da Pássaro Amarelo. A nossa paixão é transformar vidas e negócios através das palavras.

Iniciar conversa
Necessita de ajuda? 🙂
Olá 👋
Em que posso ajudar?
Pássaro Amarelo - Maria Inês Rebelo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.