O segredo para os outros pararem (só) para te ler

Este mês de Fevereiro, decidi escrever no blogue da Pássaro Amarelo sobre copywriting: melhor, sobre aquele copy perfeito que vai fazer delirar a tua audiência para ler tudo o que tens a dizer sobre o produto ou serviço do teu cliente.

Mas afinal, o que é isto de copywriting? De acordo com o Rockcontent “Copywriting é a estratégia de produção de textos que buscam convencer o leitor a realizar uma ação determinada, como comprar um produto”.

Para que serve hoje a escrita, afinal?

Hoje não usamos a escrita apenas para escrever livros. Estamos, aliás, muito longe disso. Numa sociedade que exige resultados rápidos e eficazes, a escrita é e pode ser uma poderosa ferramenta destinada a transformar vidas e negócios. Mas é preciso saber utilizá-la de forma sábia e inteligente.

Não nos podemos esquecer que hoje a escrita concorre com a televisão e o audiovisual. E, se não tivermos uma estratégia por trás, ela vai sair a perder.

Vamos começar com um exemplo.

É ou não é verdade que quando chegamos à cama, no final do dia, a primeira coisa que fazemos é fazer scroll nos vídeos do youtube e do facebook?

Vá lá, admitam que isso é verdade.

Não me digam que vão ler um livro.

Cada segundo conta!

Cada um desses vídeos que vês à noite tem apenas poucos segundos e não pode ter mais: este é todo o tempo que tens disponível para captar a atenção da pessoa. 

Quando queremos vender um produto ou um serviço, agimos mais como comilões de informação e entretenimento, do que leitores bem comportados que só lêem um livro de cada vez.

Já ninguém quer saber dos leitores bem comportados.

E já ninguém quer saber do testamento que escreveste numa página de vendas para listar as cinquenta características do teu fantástico aspirador turbo chamado Junqueiro (estou a inventar). 

Mas as pessoas também estão cada vez mais reticentes em acreditar em palavras messiânicas como:

“O meu aspirador Turbo vai mudar a tua vida”: vai mesmo? Como é que um aspirador é capaz de mudar a tua vida? Que bom seria mudar a vida com um aspirador!

“Este aspirador vai-te deixar pela primeira vez feliz a limpar a tua casa”: vai mesmo? Mas quem é que gosta de aspirar a casa a um domingo? 

Guarda estes segredos de escrita

Bom, vamos lá ao fundo da questão.

Tens de convencer, mas parecer honesto. Por favor, tenta.

Tens de chamar a atenção, sem cair nos mesmos lugares comuns. Por favor, treina.

Tens de ser criativo, sem estar a copiar o vizinho. Por favor, vai dar um passeio para tirar ideias. 

E, já agora, o teu copy tem ainda de ter estes ingredientes que são “simpló-complicados”, porque parecem simples, mas são difíceis de colocar em prática. 

  1. Utiliza uma linguagem simples e clara;
  2. e, parágrafos curtos;
  3. e, adjectivos estrategicamente colocados numa frase;
  4. Fala para um “tu” e não para um “você”
  5. Conta histórias

Por isso, adicionava mais uma sugestão a esta lista: habitua-te a reescrever tudo aquilo que escreves. Quanto mais reescreveres, melhor vais saber comunicar, com assertividade, com foco, com emoção e com muito prazer!

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo” (Saramago)

Sabe mais acerca dos serviços da Pássaro Amarelo. A nossa paixão é transformar vidas e negócios através das palavras.

Iniciar conversa
Necessita de ajuda? 🙂
Olá 👋
Em que posso ajudar?
Pássaro Amarelo - Maria Inês Rebelo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.