
O segredo para os outros pararem (só) para te ler
Este mês de Fevereiro, decidi escrever no blogue da Pássaro Amarelo sobre copywriting: melhor, sobre aquele copy perfeito que vai fazer delirar a tua audiência para ler tudo o que tens a dizer sobre o produto ou serviço do teu cliente.
Mas afinal, o que é isto de copywriting? De acordo com o Rockcontent “Copywriting é a estratégia de produção de textos que buscam convencer o leitor a realizar uma ação determinada, como comprar um produto”.
Para que serve hoje a escrita, afinal?
Hoje não usamos a escrita apenas para escrever livros. Estamos, aliás, muito longe disso. Numa sociedade que exige resultados rápidos e eficazes, a escrita é e pode ser uma poderosa ferramenta destinada a transformar vidas e negócios. Mas é preciso saber utilizá-la de forma sábia e inteligente.
Não nos podemos esquecer que hoje a escrita concorre com a televisão e o audiovisual. E, se não tivermos uma estratégia por trás, ela vai sair a perder.
Vamos começar com um exemplo.
É ou não é verdade que quando chegamos à cama, no final do dia, a primeira coisa que fazemos é fazer scroll nos vídeos do youtube e do facebook?
Vá lá, admitam que isso é verdade.
Não me digam que vão ler um livro.
Cada segundo conta!
Cada um desses vídeos que vês à noite tem apenas poucos segundos e não pode ter mais: este é todo o tempo que tens disponível para captar a atenção da pessoa.
Quando queremos vender um produto ou um serviço, agimos mais como comilões de informação e entretenimento, do que leitores bem comportados que só lêem um livro de cada vez.
Já ninguém quer saber dos leitores bem comportados.
E já ninguém quer saber do testamento que escreveste numa página de vendas para listar as cinquenta características do teu fantástico aspirador turbo chamado Junqueiro (estou a inventar).
Mas as pessoas também estão cada vez mais reticentes em acreditar em palavras messiânicas como:
“O meu aspirador Turbo vai mudar a tua vida”: vai mesmo? Como é que um aspirador é capaz de mudar a tua vida? Que bom seria mudar a vida com um aspirador!
“Este aspirador vai-te deixar pela primeira vez feliz a limpar a tua casa”: vai mesmo? Mas quem é que gosta de aspirar a casa a um domingo?
Guarda estes segredos de escrita
Bom, vamos lá ao fundo da questão.
Tens de convencer, mas parecer honesto. Por favor, tenta.
Tens de chamar a atenção, sem cair nos mesmos lugares comuns. Por favor, treina.
Tens de ser criativo, sem estar a copiar o vizinho. Por favor, vai dar um passeio para tirar ideias.
E, já agora, o teu copy tem ainda de ter estes ingredientes que são “simpló-complicados”, porque parecem simples, mas são difíceis de colocar em prática.
- Utiliza uma linguagem simples e clara;
- e, parágrafos curtos;
- e, adjectivos estrategicamente colocados numa frase;
- Fala para um “tu” e não para um “você”
- Conta histórias
Por isso, adicionava mais uma sugestão a esta lista: habitua-te a reescrever tudo aquilo que escreves. Quanto mais reescreveres, melhor vais saber comunicar, com assertividade, com foco, com emoção e com muito prazer!

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo” (Saramago)
Sabe mais acerca dos serviços da Pássaro Amarelo. A nossa paixão é transformar vidas e negócios através das palavras.