A minha história

Quando comecei a ganhar hábitos de leitura, estava prestes a descobrir o real impacto e poder da língua portuguesa. Agora vou-te contar a minha história: como começou este caminho nas palavras e que me levou a desenvolver habilidades para criar o copy perfeito.

Eu não lia

Tinha livros em casa, mas não os lia.

Tinha dificuldades com a escrita e com a leitura, mas não sabia como ultrapassar isso.

Até que um dia, num verão quente, decidi começar a ler uns livros do Júlio Verne que estavam arrumados a um canto: influência de um pai que os tinha lido quando era criança.

Achei dificílimo ler o primeiro livro da coleção: vocabulário complicado, história extensa, escrita sob os auspícios de 1864 e com resquícios de um tempo passado. 

Mas, uma vez terminada a leitura (depois de querer desistir várias vezes), invadiu-me uma sensação de vitória poderosa, ao ponto de ter feito em mim uma viragem única: comecei a concorrer comigo mesma e a ver quantos livros conseguia ler por mês!

Não tinha checklists, mas sabia mentalmente o volume de leitura que tinha em cima de mim.

Primeiro a leitura. Agora o treino.

A partir daqui, apanhei a auto-estrada da leitura e nunca mais parei, com um breve interregno na Faculdade, quando tive de me dedicar a estudos mais académicos. 

Pode parecer uma banalidade ou um lugar comum aquilo que vou dizer, mas a leitura fez-me ganhar novos horizontes e sensibilidades, permitindo-me entender melhor o outro. Mas não só. Estava a conseguir expressar-me cada vez melhor através da minha comunicação escrita.

Por isso, o melhor conselho que te posso dar para escrever cada vez melhor é treinares cada vez mais! Sem isso, não existem milagres. Ninguém nasce com o dom de criar o texto perfeito, para chamar atenção da audiência que tu precisas.

Como ler em voz alta me ajudou com a comunicação escrita

Como sempre adorei a arte da oratória (esta capacidade para persuadir e cativar os outros através da palavra oral) decidi aplicar métodos idênticos nos meus hábitos de leitura: comecei então a ler em voz alta!

Muitas vezes o meu pai entrava dentro do quarto e lá estava eu, com um livro nas mãos, a ler em voz alta cada palavra e cada passagem.

Este exercício de oratória beneficiou-me em vários aspectos:

À medida que este exercício foi evoluindo, foi igualmente melhorando a minha capacidade para escrever com cada vez mais convicção.

Escrever o melhor copy

Porque agora sabia avançar e recuar nas palavras para criar o ritmo perfeito.

Daí que seja apologista que todos os textos devam ser lidos em voz alta.

Se tens dúvidas se o teu copy tem aquilo que é necessário para gerar resultados nas pessoas aconselho vivamente que o leias em voz alta, interpretando uma personagem: imagina que és o dono da empresa e que queres mesmo persuadir os outros a adquirir o teu produto ou serviço.

Como é que interligas as palavras para criar impacto e chamar a atenção?

Cortas frases? Adicionas informações sobre os teus produtos?

Ou, pelo contrário, salientas a transformação que, aquilo que tu vendes, vai provocar na vida das pessoas?

Pensa nos pontos essenciais da tua mensagem

Pois é. São perguntas importantes e convém saber responder às mesmas, antes de criares aquele anúncio perfeito que vai parar o trânsito em metade do planeta Terra. 

Para criar uma bom copy tens de o imaginar a dizer em voz alta. Acho que este é um método infalível para avaliar a eficácia do teu texto, porque seja lá por onde for, vais ter de provar a alguém, que aquilo que tu escreves, surte mesmo efeito.

Estás pronto/a para escrever o melhor copywriting da tua vida?

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”

Sabe mais acerca dos serviços da Pássaro Amarelo. A nossa paixão é transformar vidas e negócios através das palavras”

Iniciar conversa
Necessita de ajuda? 🙂
Olá 👋
Em que posso ajudar?
Pássaro Amarelo - Maria Inês Rebelo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.