
O poder do Copy e da Escrita Persuasiva
Hoje quero falar-vos no poder do copy e da escrita persuasiva, que te permitem concluir negócios, num abrir e fechar de olhos.
O meu companheiro é consultor imobiliário e pediu-me, no outro dia, para o ajudar a descrever duas casas rurais com terreno que ele tinha acabado de angariar, aqui em Braga. Ao ouvi-lo explicar o potencial destes dois imóveis, percebi rapidamente que as palavras tinham de traduzir muito bem aquilo que ele estava a ver.
O grande desafio era agora escrever um texto cativante, que uma vez publicado nas principais plataformas de venda de imóveis, pudesse atrair o cliente certo. Por isso, decidimos unir esforços e trazer o valor das duas casas para dentro do mundo da escrita.
Atrair o cliente certo e desafiá-lo com as palavras a comprar um produto ou serviço é sempre um enorme desafio: sobretudo para aqueles que se dedicam a atrair os outros através das palavras.
Assim, sentei-me ao pé dele e aconselhei-o a listar primeiro todas as vantagens das duas casas. Disse-lhe:
– Coloca primeiro por tópicos, as vantagens das casas: luz, espaço, terreno, potencial de investimento…
Ele assim fez. Colocou tudo por tópicos, até ter uma visão muito abrangente das potencialidades das duas casas com terreno: e que vantagens! Uma delas, unida através de um moinho, tinha todas as condições para um alojamento turístico de grande qualidade.
Depois abrimos o word e começámos a compor o texto. Corta aqui, corta ali, tira dali e dali e voilá: a descrição das casas nasceu depois de uma tempestade de ideias.
Hoje, quando cheguei a casa, uns dias depois, ele disse-me:
– Os textos estão a fazer efeito. Estou a receber contatos.
Ora bem! A escrita é absolutamente tão rentável em momentos e circunstâncias tão diferentes, que às vezes nos esquecemos do poder que ela representa no nosso dia a dia.
Espero sinceramente que ele feche negócio, depois de alguém ter ficado encantado com uma das casas, levado pela magia das palavras.
Por isso, vamos lá escrever melhor e de forma mais cativante?
Se queres a minha ajuda, escreve-me!
Maria Inês Rebelo – Pássaro Amarelo
10.08.2024