
Introdução: A Força da Autenticidade nas Marcas
Criar uma história de marca autêntica é, muitas vezes, a chave para um negócio se destacar e construir uma conexão real com as pessoas. No mundo competitivo em que vivemos é a autenticidade que marca a diferença entre um negócio igual a tantos outros e aquele pelo qual as pessoas se sentem intimamente e emocionalmente conectadas. Esta regra vale, sobretudo para os pequenos negócios: muitas vezes, ao início, empreendedores e empresários não dispõem ainda do investimento necessário para multiplicar a voz do seu negócio. Neste caso, uma narrativa genuína, não só ajuda a transmitir os valores da marca, como estabelece uma relação de confiança e de lealdade com os clientes.
Veja-se o caso dos gelados Swee que, sem grandes margens para investimento, conseguiram um grande retorno e definição da autoridade da marca, simplesmente através de pequenos vídeos extremamente criativos, publicados nas redes sociais.
Neste guia prático, propomos mostrar como é possível criar uma história de marca autêntica e inspiradora para o seu negócio.
O que é uma História de Marca e Como Funciona
A história de marca é a narrativa que descreve a origem da sua marca, os seus valores, a sua missão e a sua visão. Mas não se trata apenas de falar sobre o que faz ou o que vende: essa é, aliás, a parte menos importante…desta história. O que pretendemos é que consiga transmitir emoção e autenticidade a quem o ouve. A história da sua marca permite com que as pessoas se liguem às suas ideias de uma forma particularmente profunda.
Por Que a Autenticidade é Essencial para Pequenos Negócios
Uma história de marca autêntica vai muito além da simples apresentação de produtos ou de serviços: ela estimula as emoções dos consumidores e ajuda a criar junto deles, um vínculo emocional duradouro.
É fundamental que as pessoas sintam que fazem parte da sua história.
Recordo-me que, quando me mudei de Lisboa para Braga (2021), de ter por aqui encontrado na cidade uma loja da marca “Maria Granel”, uma mercearia biológica a granel, que dispensava embalagens de plástico.
Considerada a primeira “zero waste store” e fundada em 2015 por Eunice Maia e o marido, a história desta marca é inacreditavelmente inspiradora para todos aqueles que desejam criar um negócio de raiz, com uma missão humana.
A ideia de criar um negócio sustentável foi concretizada em 2015 após um longo trabalho de investigação acerca das experiências de venda a granel de produtos biológicos, no mercado internacional. O sucesso da marca deveu-se, em larga medida, à sua capacidade de contar a história acerca do seu percurso, missão e valores.
Esta é a narrativa de conforto e segurança proporcionada pela “Maria Granel”: “As nossas memórias de infância estão particularmente associadas ao campo e à terra. Essas raízes definiram a nossa identidade. Quisemos dar continuidade a esse património afetivo. E este projeto é mesmo isso: um regresso às origens, um regresso a casa.”
Hoje, a história da “Maria Granel” está contida no livro: “Desafio Zero”, de Eunice Maia.
Contar uma história autêntica é fundamental no caso dos pequenos negócios. É por aqui que começa o crescimento e não pelo investimento em publicidade que, por vezes, não traduz uma real ligação afectiva à marca.
5 Etapas para Criar uma História de Marca Autêntica
1. Defina o Propósito da Sua Marca
A primeira etapa para se criar uma história autêntica é compreender o propósito da sua marca. Porque é que ela existe? O que a torna única? É preciso, muitas vezes, fazer uma análise profunda à concorrência antes de passar para a ação, tal como aconteceu com a “Maria Granel”. É este trabalho preparatório que pode decidir o sucesso ou insucesso de um negócio.
2. Seja Transparente e Honesto
Uma boa história de marca é construída com honestidade. Falar das vitórias inspira as pessoas, mas abordar as dificuldades e os desafios de um negócio, gera credibilidade. Nem tudo são rosas neste mundo complicado e competitivo das empresas.
3. Envolva as Emoções
O storytelling autêntico tem o poder de ativar emoções. Não é por acaso, que muitas marcas recorrem aos testemunhos das pessoas para gerar confiança e autoridade no público acerca do seu produto (ou serviço): a forma mais criativa é a gravação de pequenos vídeos criativos, para que a mensagem se torne mais humanizada.
4. Mostre os Bastidores
Para mim, este é mesmo um ponto importante. Consigo perceber o sucesso de um empreendedor, quando ele está empenhado em mostrar os bastidores do seu negócio. Para mim, existe uma pessoa que consegue fazer isso de uma forma muito envolvente (adoro assistir às stories dela!): é a Vera Neves, uma assistente virtual com um grande rigor e profissionalismo, que também já esteve ligada à Pássaro Amarelo.
5. Seja Consistente
A consistência é fundamental em qualquer tipo de negócio. Não existe nenhuma estrutura que se consiga criar e manter sem disciplina e consistência ao longo do tempo: por isso, é importante tomar uma decisão consciente e comprometida quando decidimos servir as pessoas com o nosso trabalho. Essa ideia de responsabilidade pessoal é essencial.
Inspiração: Exemplo Real de Storytelling em Portugal
Desafio-vos, uma vez mais, a conhecer a história da “Maria Granel” que é de facto um exemplo em Portugal, de como uma história autêntica se torna numa inspiração para outros empreendedores.
Num país como Portugal onde é tão difícil começar um negócio e, ainda mais, fazê-lo crescer de forma sustentada, a “Maria Granel” é um exemplo único de como, a partir de uma intenção genuína e humana, se pode construir uma ideia com estrutura, para servir os interesses do planeta e das pessoas.
Tudo começou quando um açoriano e uma minhota decidiram pôr mãos à obra, ao assumirem um compromisso inabalável com o futuro: ajudar a reduzir o desperdício e a eliminar o plástico descartável.
A história deste percurso começa com a história dos seus próprios protagonistas, quando se escreve: “Ele traz no baú da memória aquele verde luxuriante das ilhas, as pastagens sem fim que só acabam no azul cobalto do oceano, entre o abraço das hortênsias e o ritmo suave das estações”. E ela “pertence a uma família de gente do campo, que nele trabalhou e nele encontrou sustento durante várias gerações”.
É este o início de uma bela história.
Conclusão: Muito Além de uma Estratégia de Marketing
Criar uma história de marca autêntica não é apenas uma estratégia de marketing — é uma forma de criar uma base sólida de lealdade com o seu público. Para pequenos negócios, esta é uma oportunidade única para destacar os seus valores e a sua história pessoal, em vez de competir apenas no preço. Está a ver a incrível vantagem disto? Não queira apenas ser mais uma linha numa tabela de preço: deseje tornar-se, sim, numa memória!